PR. MARCUS GREGÓRIO


POR PR. MARCUS GREGÓRIO

TEXTO: João 4:28-38.

Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:¬ _Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. E entretanto, os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: _Rabi, come. Ele, porém, lhes disse: _Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.

Então os discípulos diziam uns aos outros: _Trouxe-lhe, porventura, algo de comer? Jesus disse-lhes: _A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

Hoje eu quero falar com vocês sobre o momento do agora. Pai, em nome de Jesus, nos ajude a buscar o poder do agora, entendendo onde estamos estrategicamente alinhados com o seu propósito. Não estamos perdidos, não estamos numa neblina; porque o Senhor sabe o caminho que devemos tomar. Quando o Senhor nos prova, é para que saiamos puros como o ouro. Obrigado por não nos perder quando nós mesmos nos perdemos. Obrigado por nos fazer entender onde nós estamos quando estamos confusos. Permita que esse seja o entendimento sobre o qual nos mantemos de pé, em nome de Jesus. Amém.

Amo o evangelho de João; é o meu evangelho preferido, porque João não fica preso a genealogias, mas diz, diretamente, que Jesus é Deus, que se manifestou em carne. Gosto de João, porque ele fala em detalhes sobre coisas que os outros evangelhos não mencionam, ou o fazem de forma muito abreviada. João nos passa um entendimento sobre a mulher que estava no poço como nenhum outro evangelho faz. Fala com detalhes sobre a humildade que Jesus teve ao lavar os pés dos discípulos, de uma forma que nenhum outro evangelho fala.

No quarto capítulo de João, lemos a respeito de uma mulher. João falou muito sobre as mulheres e, no quarto capítulo, ele fala sobre a mulher que tinha ido ao poço. Você conhece a história. Ele foi buscar água para beber, mas saiu dali com a água mais importante de todas, a água da vida, que satisfaz a sede da alma. Se a história tivesse parado por aí, Jesus já teria nos presenteado com o principal, mas essa história segue adiante e se torna ainda mais profunda. É para esse próximo passo que eu quero chamar a sua atenção hoje. Aquela mulher deixa ali o seu cântaro e parte para a cidade, chamando as pessoas para verem o homem que tinha dito tudo o que ela havia feito. Apesar de todo o seu passado obscuro, Jesus usa aquela mulher como uma poderosa evangelista, porque ela havia tido um encontro com ele. Você pode passar a vida inteira com vergonha do seu passado ou pode agradecer a Deus por você ter sobrevivido, podendo agora ser usado(a). Pelo Senhor para a glória dele. Deus pode te usar, pode usar tudo aquilo pelo que você passou. 
Foi nesse ponto que os discípulos voltaram, e eles pensaram: “o que Jesus está fazendo, falando com essa mulher?”. Os discípulos achavam que ela era apenas uma mulher, mas Jesus, como um Deus estratégico, sabia que ela fazia parte de seu plano estratégico, pois ele tinha que ir para Samaria. E por que Jesus queria ir para Samaria? Os samaritanos não serviam ao Senhor, não aceitavam o messias. Mas Jesus se sentou naquele poço, esperando por aquela mulher, e quando os discípulos voltaram com comida, ele não estava mais com fome, mas sentia-se satisfeito em seu espírito, pois aquela mulher era um ponto de iniciação. 

A salvação daquela mulher era o catalisador de que Jesus precisava para iniciar uma revolução. Ela era uma semente plantada em Samaria, e Jesus nem esperou pela colheita para se alegrar, mas se alegrou com a semente, porque ele sabia que onde há uma semente, há uma colheita. Nós temos a tendência de esperar ver a colheita para depois celebrar, mas Jesus se alegrou com a semente.
Os discípulos ficaram intrigados: “Quem será que alimentou a Jesus? Quem lhe deu comida?”. Ele respondeu: “A minha comida é fazer a obra do meu pai”. Jesus se alimenta com o nosso trabalho no reino dele. E você também pode se alimentar do trabalho que você faz para Deus. O trabalho que você faz para Deus não te suga, não te deixa sem energia. Pelo contrário, ele te alimenta! Você não se alegra em ser alguém que faz a obra de Deus?
Como um mestre, Jesus usa aquela mulher para ensinar uma lição aos discípulos. Jesus disse: “Vocês acham que a colheita estará diante de vocês daqui a quatro meses”. Em outras palavras, ele estava dizendo: “Vocês sempre acham que a bênção está além de vocês”. “Oh, eu mal posso esperar pelo ano que vem! Mal posso esperar para estar casado!” Pessoas que colocam suas bênçãos sempre além delas nunca alcançam aquilo que estão tentando alcançar. Pare de colocar um cronômetro para o que Deus vai fazer por você, porque, o que ele vai fazer por você, ele vai fazer agora! Grite: ‘Agora!’.
O problema está na sua percepção, e a percepção das pessoas sempre tende a colocar as bênçãos de Deus no futuro. A religião sempre coloca as bênçãos de Deus no futuro, no porvir, ou no passado. Mas a religião de antigamente não pode te ajudar agora, nem a religião do futuro pode te ajudar a resolver as questões do agora. Você precisa de um Deus que invada o seu momento presente, um Deus que te tire da fornalha ardente agora, um Deus que abra o mar vermelho agora, que cure o fluxo de sangue agora, que ressuscite os mortos agora!
Agora, como seu mentor e motivador de crescimento quero falar sobre quatro tipos de pessoas: Em primeiro lugar, há os observadores. São espectadores, e acham que, se eles observarem por tempo o bastante, de repente, as coisas irão se tornar do modo que elas desejam. Elas vêm para a vida como as pessoas vão para o teatro: para ter entretenimento. Querem um bom casamento, mas não trabalham em prol de um. Elas observam seus filhos, mas não colocam nada dentro deles. Observam sua igreja, mas não trabalham nela. Você nunca conseguirá ser o que Deus quer que você seja se for apenas um observador. Entre no jogo, pare de ser um espectador! Você não tem tanto tempo assim, já está muito velho para ficar apenas observando as coisas! Senhor, ajude-me a não ser apenas um observador. Especialmente porque, quando só observamos, não conseguimos perceber da forma correta o lugar em que estamos. Por exemplo, você não pode perceber o problema como uma chance para você desabar, mas sim como uma oportunidade para o confronto, a vitória e a mudança.

O segundo grupo de pessoas é composto por aqueles que esperam. Como os observadores, eles são muito passivos. Eles sempre estão se preparando, mas nunca vão. São pessoas apaixonadas por esperar, pessoas que amam esperar, porque esperar tira a responsabilidade dos ombros delas. “Se Deus quiser que eu tenha isso, ele fará com que eu tenha isso”. E tudo vira culpa de Deus. “Deus não quis que isso acontecesse. Por isso, não aconteceu”. Tais pessoas acham que estão esperando no Senhor, mas elas não estão esperando nele! Porque quem espera no Senhor corre e não se fadiga, caminha, mas não se cansa! A pessoa não fica sentada esperando! Esperar não é algo passivo! Você precisa ser agressivo até mesmo na espera! Eu sou capaz de dizer pelo que você está esperando olhando para o que você está trabalhando. No que você está trabalhando? Todo mundo aqui tem que estar esperando e trabalhando por algo, por alvos, por metas, por objetivos.

O terceiro tipo de pessoa são aquelas que apenas desejam. Elas sabem o que querem, sabem quais são os seus objetivos, mas ficam apenas desejando. Elas desejam que seus filhos sirvam ao Senhor, mas nunca os trazem para a igreja. Elas apenas desejam que sejam diferentes as situações pelas quais não fazem nada a respeito. Não fazem nada para ter um casamento melhor, apenas desejam um casamento melhor. Pessoas que apenas desejam. E você nunca terá aquilo que Deus quer para você se ficar apenas cruzando os dedos e desejando.

O quarto grupo de pessoas, são aqueles a quem Deus quer abençoar, são os trabalhadores. Tem alguém nesse grupo? Onde estão os trabalhadores? Diga: “Eu estou trabalhando. Posso ainda não ter chegado, mas estou trabalhando. Ainda não me sinto bem, mas estou trabalhando. Ainda não estou livre das dívidas, mas estou trabalhando. Ainda não tenho a vitória, mas estou trabalhando”. Porque a Palavra diz que Deus prospera tudo aquilo que fazemos. Precisamos estar fazendo alguma coisa para que Deus nos prospere. Pare de adiar as coisas. Pare de diluir o poder do agora. Pergunte a Deus como você pode usar o momento do agora para glorificá-lo. Você não queria estar na fila dos desempregados, mas, já que está, para quem você pode testemunhar? Você não queria estar no hospital, mas, já que está, quem você pode abençoar durante a sua estadia? Diga: “Eu estou trabalhando!”.

Queridos príncipes e princesas, mais uma vez quero encorajá-los a se envolverem nas estruturas de trabalho do nosso ministério, no culto do amigo, casais, jovens, mulheres, crianças, adolescentes, motivadores de crescimento ( é terminantemente proibido, porque não faz parte da visão da igreja, o uso do termo e o ministério de discipulado ), todos somos discípulos de Jesus e de mais ninguém!   Enfim, temos muito trabalho pela frente, além da conquista da nossa Jericó, que começa nesse domingo pela manhã, onde das 06:00, das 08:00, das 09:00h ás 12:00h, estaremos jejuando por um milagre em nossa família. Procure chegar à igreja 30 minutos antes do culto começar e participe da bênção com a pastora Denise: 30 minutos com Deus!
Neste domingo pela manhã pregaremos mais uma poderosa mensagem sobre Rute, que ao colocar Deus em primeiro lugar recebeu do Senhor uma poderosa vitória. Tema: Rute - uma visão para o crescimento espiritual.No Domingo à noite espero você com um visitante, desviado, desanimado, não crente, decepcionado, para ouvir uma poderosa mensagem com o tema: Rute e Noemi: saindo da tragédia para o triunfo!  
Um beijo no seu coração, excelente final de semana e que a paz e a prosperidade de Deus esteja sempre sendo derramada sobre a sua cabeça.Teus pastores em Cristo,Pr.Marcus e Christina Gregório.

Um comentário: